Voltar

Saiba qual tipo de vinho usar no preparo de carnes

Mais do que estar em um lugar aconchegante, o Inverno também pede comidas e bebidas adequadas para o clima.

Cada estação tem seus queridinhos, o vinho, sem dúvidas, é um deles. Além de ser um belo acompanhante, ele também se tornou um “tempero” indispensável para quem quer dar aquele toque final na receita. Além de risotos, massas e molhos para saladas, o vinho é uma ótima opção para preparos de carnes. O cheff e especialista, Caio Fontenelle, do Figueira Restaurante, explica que para o preparo desses alimentos recomenda-se usar vinhos secos, podendo ser tintos ou brancos. Já os mais adocicados são utilizados em sobremesas, pois são poucas as combinações em pratos salgados.

Resultado de imagem para vinhos

Quer saber mais sobre como temperar uma carne usando a bebida típica da estação mais fria do ano? Confira as dicas de Fontenelle:

Vinho tinho seco: Apropriado para carnes vermelhas, de caça e também para algumas aves que precisam de cozimento prolongado, como um Coq au Vin ou um Filé a Bourguignon. Além do vinho, ervas como tomilho, louro e alecrim são ótimas opções para dar um toque ainda mais especial nessas carnes.

Vinho branco seco: São utilizados em carnes mais delicadas, como peru e frutos do mar, e proporcionam certa acidez ao prato, podendo ganhar reforço dos sabores cítricos da laranja e do limão. O resultado é excelente.

Vinhos fortificados ou licorosos: Depois do prato principal, sempre cai bem uma sobremesa. E elas também podem utilizar a bebida na composição, como o vinho do Porto, que dá um sabor diferenciado para delícias como: pudim de pão e peras cozidas.

Fotos: internet

Dicas Figueira
Natela Web by Natela - Soluções Web