Notícias

Compartilhe
delicious twitter blog tumblr facebook orkut
Indique a um amigo
24/10/2011 Aprenda a degustar a cerveja

Pensando nos amantes da cerveja, preparamos um guia com orientações de como degustar esta saborosa bebida. 

 

A cerveja apresenta diversas características que podem ser avaliadas. Para manter a sensibilidade para distinguir todas as sensações que a cerveja proporciona, o recomendado é degustar até seis cervejas distintas, apreciando apenas meia dose de cada, pois caso tentem provar mais de três bebidas por hora, perderão a sensibilidade no paladar. Por isso, é preciso não ter pressa e o ideal é não misturar estilos durante a mesma avaliação.

 

A cerveja é classificada em cinco critérios: 

Extrato: responsável pela sensação de corpo da cerveja. Quanto maior a concentração de açúcares, mais encorpada é a bebida.

Cor: clara ou escura.

Tipo de fermentação: classificada entre alta ou baixa.

Teor alcoólico: considerada alcoólica acima de 0,5% de álcool em volume. Abaixo deste valor é determinada como cerveja sem álcool.

Porcentagem de malte de cevada: há três divisões: puro malte (quando há 100% malte de cevada), cerveja (quando está entre 50 a 100%) e se o cereal predominante não é a cevada, a bebida leva o nome do cereal utilizado, por exemplo, cerveja de trigo. Por causa da nossa legislação, todas as cervejas nacionais devem ter, pelo menos, 20% de malte de cevada em sua receita.


A análise sensorial engloba mais de uma dezena de atributos, como coloração, transparência, espuma, corpo, aroma, amargor e sensação remanescente. Cada um destes elementos são importantes e nos passam informações sobre a bebida.

Cor: varia de amarelo-palha, muito clara a negra, passando por amarelo-ouro, castanho e vermelho. 

Transparência: está ligada à filtração, feita no final do processo de fabricação. No entanto, algumas cervejas artesanais e as refermentadas dentro da própria garrafa não são filtradas e apresentam turbidez.

Espuma: deve ser como uma coroa na cabeça de uma princesa e deve estar sempre presente. Os mestres-cervejeiros não aprovam um copo de cerveja sem que ele tenha dois dedos de espuma, porque ela é uma forma de proteção da bebida contra o meio externo e ajuda a reter o gás carbônico, que torna o produto refrescante. A quebra da espuma é uma característica de qualidade, visto que ela não pode se desfazer rapidamente.

Corpo: é uma sensação que nos informa a densidade da bebida. É composto pelo álcool e açúcares não fermentados pela levedura e, quanto maior a quantidade em que aparecem, mais encorpada será a cerveja.

Sensação: pode ser forte, encorpada, comum, leve e suave.

Aroma: durante a fermentação, as leveduras produzem álcool, gás carbônico e alguns subprodutos aromáticos. As cervejas de alta fermentação apresentam ésteres que conferem aromas agradáveis como cravo, banana, especiarias etc.

Amargor: o lúpulo é uma das matérias-primas que influenciam fortemente a sensação gustativa do amargor. A bebida pode, inclusive, apresentar o aroma deste ingrediente, como normalmente acontece com as cervejas alemãs e belgas, que têm concentração de lúpulo aromático com quantidade suficiente para que seja detectada pelo apreciador.

Sensação residual: está associada à vontade de querer mais uma cerveja ou um gole (drinkability). Pode ser refrescante, leve, suave, agradável, adstringente e até doce, dependendo do tipo de cerveja.

 

Passo a passo para degustar

 
1 – Aproxime o copo de cerveja contra a luz e avalie a coloração, a turbidez do líquido e a estabilidade da espuma.

2 – Aspire pequenas quantidades de ar próximo à boca do copo.

3 – Coloque na boca uma pequena quantidade e, após dois ou três segundos, engula e expire pelo nariz.

4 – Faça movimentos circulares com o copo para liberar os aromas e aspire novamente pequenas quantidades de ar próximo à boca do copo.

5 – Ingira quantidade suficiente para preencher toda a boca.

6 – Avalie os atributos da bebida como um todo, considerando a sensação remanescente.

 


Fonte: Guia de degustação de cervejas - CasaDois, 2011.

 

 

 

(0) Comentários
Não existem comentários
Faça seu comentário
<< voltar para notícias

newsletter

Receba nossas notícias por E-mail!
Assinar
Cancelar Assinatura

Últimos vídeos

Restaurante Figueira
Ver mais!
Trip AdvisorFacebook
Rua Mariana Bronemann, 527 - Velha - Blumenau - SC - fone: (47) 3035-3710
Horário de funcionamento: de terça a sexta - a partir das 18:30, sábado a partir das 19h00 e domingos - das 11:30 às 14:45