Notícias

Compartilhe
delicious twitter blog tumblr facebook orkut
Indique a um amigo
24/11/2011 Muito mais que apenas uma espuma

Espuma, ter ou não ter? Qual a medida correta do colarinho? Não é de hoje que o tema provoca muita discussão.  Os mestres-cervejeiros, por exemplo, consideram uma heresia dispensar essa parte integrante da bebida. Gostos à parte, o importante é que o famoso colarinho também tem uma finalidade essencial: ajuda a manter as características originais da bebida.

 

Segundo Kátia Jorge, mestre-cervejeira responsável pelas fórmulas da Cervejaria Devassa (do grupo Schincariol), a importância da espuma varia muito entre diferentes tipos de cerveja e países. No sul da Inglaterra e algumas partes dos EUA, servir com pouca espuma é o esperado, enquanto que na maior parte da Europa, os copos são preenchidos com o líquido até a marca de conteúdo do copo para a espuma preencher o restante do recipiente. 

 

É importante lembrar que a espuma retém o aroma, evita a liberação de gás carbônico e ajuda manter a cerveja afastada do oxigênio, o que pode alterar o sabor da bebida. Além disso, é um excelente protetor térmico e mantém por mais tempo a temperatura ideal para o consumo.

 

O tamanho ideal do colarinho deve ter entre 2,5 cm e 3 cm ou algo em torno de dois dedos. Mas, como existem tipos de cerveja que formam mais espuma, outras menos, a medida não precisa ser regra. Em alguns casos, até a maneira como o líquido é despejado na hora de servir pode influenciar na formação de mais ou menos espuma.

 

Os copos para cerveja costumam ter capacidade de 330ml (a medida pode variar segundo o tipo ou marca). O correto é que a quantia seja dividida em 300ml de líquido e o restante em espuma. Os caldeiretas evitam a dissipação da espuma. Já as tulipas, mantém a temperatura ideal até o fim. Copos longos, com fundo mais estreito que a boca, facilitam a formação do colarinho.

 

E o mais importante: aprecie a cerveja, mas com moderação.

 

Fonte: Simplesmente Fundamental - Guia da Cerveja: Editora Casa Dois, 2008.

 

(0) Comentários
Não existem comentários
Faça seu comentário
<< voltar para notícias

newsletter

Receba nossas notícias por E-mail!
Assinar
Cancelar Assinatura

Últimos vídeos

Restaurante Figueira
Ver mais!
Trip AdvisorFacebook
Rua Mariana Bronemann, 527 - Velha - Blumenau - SC - fone: (47) 3035-3710
Horário de funcionamento: de terça a sexta - a partir das 18:30, sábado a partir das 19h00 e domingos - das 11:30 às 14:45