Notícias

Compartilhe
delicious twitter blog tumblr facebook orkut
Indique a um amigo
16/12/2011 Estilos de Cerveja – Parte 3

Nesta terceira parte da matéria falaremos sobre as Ales alemãs.  

Quando a técnica de preparação de lagers, de baixa fermentação, difundiu-se da Baviera para o oeste, algumas cervejarias individuais e cidades cervejeiras se mantiveram fiéis às próprias tradições. As mais notáveis opositoras foram Colônia e Düsseldorf: ambas continuam produzindo cervejas de alta fermentação que podem ser amplamente categorizadas como ales.

 

A Kölsch de Colônia

Kölsch é um adjetivo formado a partir de Colônia (Köln, em alemão), pois a Kölschbier é uma especialidade local.

Tem aparência e gosto similares aos de uma pilsner, talvez um pouco mais suave, com sabor fraco de ésteres e secura menos assertiva. A diferença é que ela é produzida com levedura de alta fermentação, semelhante à usada nas ales inglesas.

 

A Altbier de Düsseldorf

Em alemão, alt significa velho que se refere ao “velho” método de alta fermentação. Os cervejeiros locais geralmente usam uma proporção significativa de malte similar em caráter a um cristal britânico ou ao tipo Vienna. Isso resulta numa cor que vai do bronze profundo ao cobre pleno, com pronunciada aresta de maltado seco. Isso é equilibrado por um punhado de lúpulos, em geral da variedade Spalt.

 

Fonte: Guia ilustrado Zahar: Cerveja. Rio de Janeiro, 2009.

(0) Comentários
Não existem comentários
Faça seu comentário
<< voltar para notícias

newsletter

Receba nossas notícias por E-mail!
Assinar
Cancelar Assinatura

Últimos vídeos

Restaurante Figueira
Ver mais!
Trip AdvisorFacebook
Rua Mariana Bronemann, 527 - Velha - Blumenau - SC - fone: (47) 3035-3710
Horário de funcionamento: de terça a sexta - a partir das 18:30, sábado a partir das 19h00 e domingos - das 11:30 às 14:45