Notícias

Compartilhe
delicious twitter blog tumblr facebook orkut
Indique a um amigo
26/01/2012 Dicas para conservar as carnes

Na hora de conservar a carne é preciso tomar cuidados importantes para manter o sabor e garantir aquele almoço de domingo.

A carne bovina é um alimento rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e elevado teor de umidade. Por isso, é importante mantê-la resfriada e prepará-la em até 72 horas após a compra ou deixá-la congelada até quando for consumir.

Na hora de resfriar, o ideal é refrigerar a carne em pequenas porções para evitar o risco de contaminação e, além disso, armazene-as já limpas, sem aparas ou gorduras, que podem rancificar o alimento.

O congelamento é um dos melhores métodos de conservação, sem muitas alterações de cor, sabor e valor nutricional. Todos os cortes, exceto os miúdos e as vísceras, podem ser facilmente embalados com filme plástico ou acondicionados em embalagens plásticas. É fundamental retirar todo o ar da embalagem antes de levar o alimento ao congelador.

Ao congelar uma carne, opte por cortá-la em várias partes e congelá-la em pequenas porções. Em geral, os pedaços maiores demoram para congelar, o que permite a formação de cristais de gelo no interior dos tecidos. Além disso, o congelamento evita o desperdício, já que a carne depois de congelada só poderá ser congelada novamente como prato pronto.

No caso das carnes já temperadas, há alteração de sabor. Então, o ideal é deixar para temperá-las apenas quando for consumir. É importante ressaltar que, após todos esses cuidados, a carne congelada em pedaços terá validade de até 7 meses. Os bifes e as carnes assadas poderão ficar congelados até 5 meses. Já a carne moída, por deteriorar-se mais rápido, tem validade de até 3 meses.

O descongelamento é um processo gradativo e exige paciência, pois o alimento deve ser descongelado lentamente. É recomendável descongelá-lo ainda no interior da geladeira, a uma temperatura de 2 a 10°C. Caso tenha pressa, utilize uma vasilha com água fria para ajudar a descongelar, mas tome cuidado para não deixar o alimento entrar em contato com a água, por isso embale bem antes de submergir na vasilha.

Importante: os processos de conservação e manutenção do sabor do alimento limitam-se em congelar rapidamente e descongelar lentamente. A carne descongelada deve ser preparada e consumida em até 24 horas.


Fonte: Churrasqueiros SA, disponível em http://www.churrasqueiros-sa.com.br/dicas.php

(0) Comentários
Não existem comentários
Faça seu comentário
<< voltar para notícias

newsletter

Receba nossas notícias por E-mail!
Assinar
Cancelar Assinatura

Últimos vídeos

Restaurante Figueira
Ver mais!
Trip AdvisorFacebook
Rua Mariana Bronemann, 527 - Velha - Blumenau - SC - fone: (47) 3035-3710
Horário de funcionamento: de terça a sexta - a partir das 18:30, sábado a partir das 19h00 e domingos - das 11:30 às 14:45