Notícias

Compartilhe
delicious twitter blog tumblr facebook orkut
Indique a um amigo
05/01/2012 Estilos de Cerveja – Parte 4

Nesta última parte da matéria sobre os estilos de cerveja, falaremos sobre as lagers.

Ao contrário da crença popular, lager não é propriamente um estilo. O termo designa cerveja de baixa fermentação que, como os vinhos, são “postas em descanso” para envelhecer. Lager significa tanto “cama” quanto “adega”. Dentro desse grupo há muitos estilos distintos.

Bock e suas variantes
“Bock” indica uma lager forte ou extra potente. Tradicionalmente, as bock são maltadas, encorpadas e suavemente aquecedoras. São em geral sazonais, feitas para o inverno ou a primavera.
Bock extrafortes são chamadas doppelbocks, e nomes terminando em “-ator” em geral indicam uma lager desse estilo, maltada, escura e rica.

Dortmunder Export
Sua cor fica entre o dourado e o bronze, ligeiramente mais forte que a cerveja cotidiana, tendo de 5 a 5,25% ABV. Hoje há apenas uma ou duas cervejarias em Dortmund, e embora o estilo ainda exista, encontram-se apenas vestígios dele, usurpado que foi pelo pilsner.

Dunkel, Dunkles
Quando uma dessas palavras é a única designação no rótulo de uma cerveja na Alemanha, o conteúdo normalmente será uma lager escura. Tem certo aroma e paladar meio seco e torrado de café, com ligeira secura temperada de lúpulo no final.

Schwarzbier
É uma lager muito escura, com aroma e paladar que lembram chocolate meio-amargo. As schwarzbiers alemãs aproximam-se em sabor e corpo de algumas cervejas tchecas tmave (“escuro”) e granat (“grená”). Elas podem ter sido também a inspiração das cervejas pretas japonesas, criadas já há muito tempo, e certamente deram origem a uma nova geração nos EUA.

Pilsener, Pilsner, Pils
O nome do estilo de lager mais famoso e onipresente do mundo significa simplesmente produto ou estilo da cidade de Plzeñ, na Boêmia. O adjetivo se ligou a uma cerveja em particular em 1842, quando uma cervejaria nova da cidade fez a primeira cerveja dourada e luminosa do mundo.
Hoje, a cervejaria dá ênfase a seus métodos de maltragem de tripla decoração, bem mais elaborados que as técnicas usadas pela maioria.
Atualmente, os tchecos insistem que o termo pilsner deve ser usado apenas para a cerveja feita na cidade de Plzeñ. A cerveja original é identificada nos rótulos tchecos como Plzeñský Prazdroj, e em outros lugares como Pilsner Urquell, em alemão.



Fonte: Guia ilustrado Zahar: Cerveja. Rio de Janeiro, 2009.

(0) Comentários
Não existem comentários
Faça seu comentário
<< voltar para notícias

newsletter

Receba nossas notícias por E-mail!
Assinar
Cancelar Assinatura

Últimos vídeos

Restaurante Figueira
Ver mais!
Trip AdvisorFacebook
Rua Mariana Bronemann, 527 - Velha - Blumenau - SC - fone: (47) 3035-3710
Horário de funcionamento: de terça a sexta - a partir das 18:30, sábado a partir das 19h00 e domingos - das 11:30 às 14:45