Voltar

Harmonização de cerveja

Quer sair da pilsen tradicional no churrasco com os amigos? O Figueira te dá as ficas de quais cervejas combinam melhor com a sua carne!

Cervejas são versáteis na hora em que se fala de harmonização, porém devemos nos atentar ao teor alcoólico e a complexidade da cerveja. Pratos leves pedem cervejas mais leves, pratos pesados e temperados pedem cervejas mais encorpadas.

O interessante em uma harmonização é unir sabores, como doce com doce, amargo com amargo e assim por diante. A carbonatação das cervejas tem a capacidade de limpar paladares fortes e gordurosos.

Já o amargor é um estimulante do apetite, além de também proporcionar uma limpeza no paladar e contrastar, por exemplo, com uma comida mais apimentada.

Descubra qual o melhor tipo de cerveja para acompanhar o seu churrasco:

PILSEN:
Harmoniza com os mais diversos pratos, saladas e aperitivos como as bolinhas de carne com queijo coalho, onion rings, mignon na chapa, galeto, picanha e entrecot.
WEISS:
Devido a alta carbonatação combina bem com pratos picantes, como as linguiças, provoletas, costelinha de porco e carré de ovelha.
PALE ALE:
Por serem cervejas de alta fermentação, possuem sabor vigoroso e com aroma frutado. Harmoniza com as linguiças, filé bombom e petit gateau.
DUNKELL:
Combina muito bem com costelinha de porco, miolo de alcatra e com a sobremesa chocolate marvado.

Mas... como é a cerveja de cada tipo?

LAGER:
São cervejas de baixa fermentação, pois o fermento tende a ficar no fundo do tanque e o processo ocorre em temperatura mais baixa (10ºC). Possuem aroma e sabor de cereais, pão e lúpulo. No caso das lagers escuras predomina o sabor do cereal torrado e do café.
O termo é de origem alemã e significa “armazenar”. Tradicionalmente as cervejas lager são armazenadas durante várias semanas, ou mesmo meses, para que a cerveja complete o seu processo de maturação antes de ser consumida. Lager é um termo genérico que inclui diversas variedades de cerveja, como por exemplo, Pilsener, Pale Lager, Bock e Dopellebock.

KELLER BIER:
É o estilo onde a cerveja é fermentada em temperatura ambiente e em tanques abertos dentro de caves. Um estilo raro e antigo de produção de cerveja alemã. Este estilo surgiu 99 anos antes da criação da Lei de pureza alemã.

WEISS:
Weissbier ou Weizenbier (cerveja de trigo, em português), é uma cerveja da família Ale. Basicamente feita com malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura. Em geral possuem coloração clara, turva, com espuma branca bem consistente e aroma frutado, o levedo utilizado em sua fabricação resulta em um sabor com notas de cravo e banana.

ALE:
Ale é um tipo de cerveja produzida a partir de cevada maltada, usando uma levedura de fermentação alta e rápida, proporcionando um sabor mais adocicado e frutado.
Em geral, são cervejas encorpadas e vigorosas que, apesar disso, podem variar muito de uma marca para a outra, apresentando características que vão desde o doce ao amargo e das claras às escuras.

TRAPISTA:
Trapista é uma denominação de origem restrita a apenas 6 mosteiros trapista belgas e 1 holandês, podendo ter vários estilos. São elaboradas por monges trapistas da ordem Cisterciezers e geralmente são cervejas de corpo intenso, muito saborosas e com a segunda fermentação na garrafa. Parte do lucro das vendas é destinado a projetos sociais.

Venha saborear boas cervejas com as melhores carnes no Figueira! Independente do corte de carne grelhado favorito, temos uma variada carta de cervejas ao seu dispor.

Natela Web by Natela - Soluções Web